A Leonor

Lilypie Kids Birthday tickers

Sunday, March 08, 2009

2 anos e 1 dia

Há 2 e 1 dia anos nasceu a Leonor e tudo mudou...
Sou muito mais feliz, sou mais eu, sou muito mais calma em relação à vida, sou muito mais feliz...

A Leonor está linda, está cada vez mais esperta e cada vez mais birrenta... Principalmente se estiver com os dois pais.
Ora a nossa rotina é: acorda comigo de manhã, toma o leite e eu visto-a. Depois tomo banho, visto-me, arrumamos a mochila e saímos. Se tivermos tempo, vamos ao pão e depois vamos para casa dos avós. Deixo-a lá por volta das 11h e depois vou trabalhar. Depois do trabalho vou para a faculdade, só chego a casa à meia-noite.
O pai vai buscá-la por volta das 18h a casa dos avós e leva-a para casa. Dá-lhe o banho e o jantar brincam um bocado os dois e ela vai para a cama.
Ele não a vê de manhã e eu não a vejo à noite.
Da consulta dos 2 anos (da qual não tenho alguns dados porque me esqueci do boletim no consultório da médica) saímos descansados e ufanos.
Uma das nossas preocupações (mais minha devo dizer) era se o facto de ela ser tão desenvolvida seria uma boa opção para o futuro, principalmente o social, dela.
A Leonor fala pelos cotovelos faz as frases completas, tem noção do espaço e do tempo (ela diz: "ontem foi para a casa da avó M, hoje vai para a casa do avô Z e amanhã o pai não vai trabahar.") , também sabe a maioria das letras, identifica o nome dela o do primo escritos nas garrafas de água na casa do meu pai, ela faz os puzzles de 14 peças que tem nos livros dela, maneja os lápis e as canetas com precisão, consegue desenhar o A, o E, o F e o O na perfeição e se tiver uma cara desenhada por nós ela desenha, por exemplo, as orelhas no sitio certo.
Ela é muito curiosa e está sempre a dizer "o que é isto?" e nós nunca a deixamos sem resposta, ela quer manejar alguma coisa e nós ensinamos, ela apreende tudo...
Eu tinha medo que a ela continuar assim não tivesse muito interesse na escola por já saber demais e ser mais difícil a parte social. A Pediatra disse que não tivesse medo disso que se fosse o caso na altura ela entrava mais cedo. Mas não lhe cortasse a curiosidade.
A Pediatra perguntou-nos se queríamos pôr a Leonor na creche no próximo ano e disse-nos que não achava necessário. Aliás que achava que mais valia continuar assim e só o fazer no próximo ano. Aos 3 anos e meio. Ficou assim decidido.
Há cerca de 2 semanas que ela anda mais birrenta que o normal. Chora com muita facilidade e se o pai a contraria pede-me logo colo e não quer ir para ele, se sou eu a contrariar... pede-me logo colo e não quer ir para o pai :D
Anda muito do contra e, não muito desobediente no que interessa quando andamos na rua, mas no que tem a ver com o quotidiano... anda uma choramingosa... se contrariamos vem logo um beicinho... a Pediatra diz que é da fase... mas é uma seca :)
Agora, o que eu mais gosto é que ela adora dar beijinhos, fazer festinhas e andar ao meu colo... não me canso do cheiro dela, do toque do corpinho dela, da voz dela, e do cheiro dela... ai que cheirinho tão bom...!

9 comments:

Sónia e MI said...

MUITOS PARABÉNS!!!
2anos que passaram a correr!!

O pediatra disse-te isso?
e uns testes antes de entrar na escolinha não? ver se ela de facto está desenvolida assim por estimulo ou por ser sobredotada?! Acho tão estranho os pediatras minimizarem assim o aspecto cognitivo das crianças. Ter noção do espaço temporal, empregar bem o "ontem, hoje e amanhã" com 24 meses não é comum, e se não for por pura repetição mas sim com consciencia temporal é sem dúvida um caso para te preocupares, sim!

Desculpa o alerta,mas trabalhei com algumas crianças sobredotadas e posso garantir-te que quanto mais cedo forem para a escola melhor, não só porque se pode fazer uma melhor avaliação cognitiva e encontar forma de os manter estimulados como também uma forma de os socializar.

A minha tese foi sobre os sobredotados, sou irmã de um sobredotado e posso dizer-te que é importante que desde cedo se socializem estas crianças que na sua grande maioria foge do convivio e se isola no seu mundo.

Beijinhos e parabéns pelo 2 aniversário e por todas essas descobertas fantásticas!
Não me canso de pensar no puzzle de 14 peças...isso nem eu!
eheheh

beijos!

Nany said...

A mim aprece-me que a tua menina está o máximo. Ela é naturalmente curiosa e inteligente, não te preocupes. A socialização é ensinada e eplo que contas com o teu sobrinho está no bom caminho.
Bjks grandes

Maria Lavrador said...

Parabéns atrasados para a tua menina, que a vida lhe sorria sempre, sempre

Beijocas

Summer said...

MUITOS PARABÉNS AMIGA!
Não me esqueci mas não consegui passar cá antes.
A tua princesa está grande e muito desenvolvida.
Um beijinho especial às duas

sotto le stelle said...

Muitos parabéns!!!!

Beijinhos carinhosos com o desejo de uma óptima semana:)

Nany said...

Tudo bem com vocês?
Tens um prémio no meu blog.
Bjks

sotto le stelle said...

Um óptimo fim-de-semana!

Beijinhos cheios de carinho

Ps. O nosso FDS vai ser fora, depois coloco fotos;)

Bárbara - Sol e Lua said...

realmente o tempo voa e já 2 anos passaram....a tua menina está crescida.

Um grande beijinho para os 3

sotto le stelle said...

Uma óptima semana!

Beijinhos com carinho

Ps. Passa lá;)