A Leonor

Lilypie Kids Birthday tickers

Wednesday, December 31, 2008

Fim de 2008...

...princípio de 2009.

Este ano foi composto de muitas mudanças.

A Leonor sempre a crescer com alterações de rotinas e de necessidades quase diárias.


Foi o voltar ao trabalho depois de 19 meses de só Leonor (incluindo a gravidez).


Foi o exame nacional, novamente a entrada para a faculdade numa área completamente diferente da minha (por opção).

A adaptação a esta nova realidade.


Falando da minha coisa boa... :)


Fala pelos cotovelos... aliás não se cala nem 3 segundos :)

Descreve o que está a fazer, o que já fez, o que vê, o que o primo fez, o que aconteceu hoje, ontem ou até situações que já aconteceram antes dela falar...

É incrível a memória da Leonor!

O primo fez um "dói dói" na boca há mais de 3 meses e ela ainda conta a história...


Tem 3 bonecas: a Menina (a mais velha), a Joaquina e agora tem a "Osvada" (Osvalda). Não lhe quis chamar Maria, nem Joana mas adorou o nome de Osvalda... :D


Para compensar o ano passado, este inverno já ficou doente 2 vezes... e eu também :p

Primeiro ficou 8 dias com febre com o que eu pensava ser uma constipação decorrente da minha, mas afinal era uma estomatite afetosa... não desejo a ninguém, a coitada além da febre, ficou com a boca cheia de aftas e nem comer queria, e acreditem que para ela isto é um sintoma muito grave... ainda bem que foram só 4 dos dias com aftas, mas foram uma chatice.

E eu também tive, mas menos que ela.

Já tinha estado constipada anteriormente.


Quanto a conhecimentos, ela sabe algumas letras (além das vogais - o S, o P, o R e o N) que identifica em todo o lado desde que sejam em maiúsculas.

E sabe contar até 5 e faz com os dedos os mesmos números. Sabe o 6 por causa de um livro que tem, mas como não tem mais dedos na mão e não quer usar a outra, ainda não lhe conseguimos explicar que faz parte da sequência.

Não nos tínhamos lembrado das cores e, por isso, só agora andamos a ensinar...

É muito curiosa, observa tudo e ouve tudo o que dizemos como todos os miúdos da sua idade e, por isso, às vezes ficamos surpreendidos com o que diz, agora chegou o momento de ter alguns cuidados. :)


Agora andamos a treinar o bacio. Hoje, no último dia do ano, foi o primeiro dia de não acidentes.

A Osvalda anda todo o dia no bacio :D

Ela quis pôr as cuecas por causa primo e, eu até achei uma boa altura dado que estou de "férias" da faculdade, por outro lado agora começou a chover...

Ela diz: "não faz chichi cuecas" e é assim que pede, o que não era o que eu lhe tinha ensinado e. por isso houve acidentes no primeiro dia. Agora já sei.

Hoje, ao terceiro dia, até já ralhou comigo, depois de pedir da maneira anteriormente descrita, como eu não fui suficiente rápida gritou com um ar muito indignado:"Mãe, Bacio!" :D


Mantive a fralda para dormis e quando vamos ao parque, mas para ir ao parque é preciso explicar que pode fazer na fralda, porque ela fica muito aflita se tiver vontade, acho que vou ter apenas manter a fralda de dormis... espero que ela deixe...


A alimentação dela sou eu que faço, faço 2 tipos de sopa para a semana vou fazendo refeições de peixe e de carne, para o jantar e almoço, respectivamente. Congelo para depois o pai descongelar e dar-lhe que eu só volto da faculdade há meia-noite.

Congelo porque a pediatra diz que mantém mais as vitaminas do que deixar no frigorífico.

E assim fico mais descansada que não se estraga.


Continua alta e está novamente em fase gordinha,

Fica nos avós (maternos e paternos) desde as 11h e depois o pai vai buscá-la às 18h. Eu levo-a aos avós, vou trabalhar, vou para a faculdade e depois volto para casa.

Deixo o carro ao pé do comboio e depois o pai vai buscá-la à casa dos avós.


Ela é obediente, acredito no valor da negociação e meti-lhe muito medo aos carros e, por isso, nunca sai de ao pé de mim (mesmo sem me dar a mão) e nunca vai para a estrada.

É um bocado bruta com as coisas, mas se lhe dissermos para não mexer, não mexe.

Ela gosta muito de provar o que estamos a comer mas, se lhe dissermos que a comida que estamos a comer não é dela, que não pode comer ela não come (tipo bolos, fritos ou carne de porco), e não faz birra.

Diz: "Licença, obrigado" para passar, diz: "Obrigado" quando lhe dão alguma coisa e "obrigado" quando recebe :D, põe a mão na boca quando tosse (obra da minha avó) e espera quando está alguma criança onde ela que estar (baloiço, escorrega, etc) se eu lhe disser: "Agora é o menino(a) a brincar...

Acredito na educação de pequenino, é mais fácil para eles e para os pais mas, às vezes, tenho a sensação que sou a única a acreditar nisto... é com cada puto e respectivo progenitor ou avô mais mal educado no parque.

Se bem que poderia começar pelo meu sobrinho que não é um puto lá muito bem educado... mas isso é outra história.


Terminando com o Natal que este post já vai longo (para compensar o ano todo), a Leonor recebeu um monte de prendas, segundo a minha ideia prendas demais, tantas bonecas... por isso, resolvi ficar apenas com uma (a Osvalda) e as restantes vão para o IPO.

Vou lá entregá-las para a semana com uma amiga que é lá voluntária.


Fico-me com um desejo: UM 2009 MELHOR DO QUE QUALQUER ANO QUE JÁ TENHAM TIDO! CHEIO DE SAÚDE, DINHEIRO E AMOR!

Um desejo especial para quem ainda não tem: MUITOS FILHOS PARA QUEM DESEJA E TEM MUITO AMOR PARA DAR!!!

11 comments:

Kitty said...

Ela está linda!
Tens imensas razões para estares toda babada!
Quanto à educação concordo plenamente contigo, infelizmente nos dias que correm as pessoas parecem esquecer-se cada vez mais como é importante.
Desejo-te um feliz ano novo cheio de coisas boas!
Beijinho

Barriguita said...

Que sorriso!!!

bem, lendo o que a Leonor já faz, o meu Pedro está atrasadíssimo... mas cada um tem o seu ritmo e parece-me que a tua é que está muito à frente. ;)

votos de um 2009 cheio de coisas boas!

sotto le stelle said...

Está tão lindaaaaaaaaaaaa!!!
Um sorriso encantador!
e bem desenvolvida!

Boa semana!

Jinhos carinhosos

Nany said...

LINDA LINDA LINDA
Adorei oas caracóis e o sorriso franco.
Ela está muito crescida e bastante desenvolta.
Qual é o segredo??? É que lá em casa temos um birras que quer quer e quer, licença, obrigado e faz favor tento incutir-lhe e ele risse, deve achar piada às palavras.
Em relação à educação concordo plenamente, é de pequenino que se começa. Não são só as crianças que são mal-educadas, há com cada adulto....
Feliz 2009.
beijos

gralha said...

Ena! Tantas (boas) notícias!!! Espero que continue a correr tudo assim tão bem :)

Beijinhos para ti e para a Nô

stardust said...

Que linda está a Leonor.

Bom Ano!

Beijocas nossas

sotto le stelle said...

vim avisar-te que tenho um novo cantinho e desejar-te um óptimo fim-de-semana.

Beijinhos cheios de carinho

Maria Lavrador said...

Está um amor, a tua menina, mas calro que nem preciso de to dizer... :)

Espero que o ano de 2009 seja fantástico para vocês e que todos os sonhos se tornem realidade

Mil beijocas de ano novo

sotto le stelle said...

Uma óptima semana!

Beijinhos com carinho

sotto le stelle said...

Ps.Vou privatizar...

Beijinhos carinhosos

sotto le stelle said...

Ps.Vou privatizar...

Beijinhos carinhosos