A Leonor

Lilypie Kids Birthday tickers

Thursday, April 23, 2009

Adopção

Um dos motivos que não me permitem inscrever para a adopção é a ansiedade...
Não é a espera, embora a ache absurda, mas a ansiedade da demora para a adopção ser definitiva!
Não me consigo ver a viver nessa ansiedade. O mais parecido que tive foi para engravidar... anos de angustia e incertezas, dor e muita muita ansiedade...

Como me poderia dedicar a uma criança, de corpo e alma sabendo que ma poderiam tirar a qualquer momento? Nenhuma criança deve ter uma mãe pela metade...

Acho absurdo demorarem tanto tempo a regular esta situação!

Se o processo fosse rápido, e as listas de espera curtas, compreendia-se que se tivesse de se acompanhar melhor depois da adopção, mas as pessoas já foram analisadas, por fora por dentro etc durante anos de espera para adoptar... por quê demorar tanto para atribuir adopções plenas!

Não compreendo! Simplesmente não compreendo!

Isto veio agora porque li o BLOG da Mamã da Rafinha... Acho que, no caso dela ainda é mais gritante... ela é tia, a mãe já morreu e não tem pai! É mãe dela há muito tempo, mãe dedicada e amorosa, supre todas as necessidades da filha morais, psicológicas e materiais. Já tem a tutela definitiva há mais de 1 ano... para quê demorarem ainda mais tempo...

9 comments:

sotto le stelle said...

Querida amiga, obrigada pela compreensão, pelo carinho, por te lembrares de nós, pela minha angústia te dizer algo, obrigada do fundo do meu coração!
Acho que não é preciso dizer o quanto eu adoro a Rafinha, e o quanto queria ter, já comigo a adopção plena, pelo receio que sinto, que alguem um dia se lembre de a requerer, e apesar de ter a Tutela definitiva dela, apesar de a ter ido ver nascer, e sempre ter cuidado dela, desde sempre, mesmo quando a minha falecida irmã era viva. Amo-a tanto, mas tanto que o meu receio de a perder, é imenso:(
Tenho muita fé, que isso nunca irá acontecer, seria uma injustiça, porque é a mim que ela chama "mãe", sou eu que a dormeço nos meus braços, e lhe dou todo o meu amor e carinho, desde que nasceu.
Existe de facto a possibilidade de o pai do mano, que nunca quis saber dela, e nem sequer o nome lhe deu, um dia se lembre que ela existe, mas Deus é grande, e não vai permitir, que isso aconteça, e isso viu-se quando fui obrigada pelo Tribunal a comparecer, no Instituto de Medina Legal, com o fim de lhe serem feitas "amostras biológicas" que consiste numa picada no dedo, e um pouco de saliva (ADN), e mesmo sendo contra a lei a existência de filhos de pais incógnitos, o pai do mano da Rafinha, que é a única pessoa de que eu tenho medo, nem assim ele compareceu:(
Também o facto é que ele nunca quis saber do irmão da Rafinha, estando à guarda da avó paterna, foi obrigado na latura pela minha falecida irmã, em Tribunal a dar-lhe o nome, apenas, nem sequer vê o menino que eu também adoro e que acabou de fazer 7 anos:(
E não sei se sabes, mas fui eu que retirei o menino da Instituição de Acolhimento em que a minha irmã, o colocou com 5 meses:(
Foi comigo que deu, os 1ºs passos e 1ªas palavras, foi...porque esse tiram-mo, já lá vão 4 anos que fiquei sem ele, apesar de o ter criado, e lhe ter dado todo o meu amor e carinho:(
Agora tenho apenas os fins de semana, para ir buscá-lo à avó paterna, mas nem isso me deixam fazer desde que a minha irmã faleceu há quase 2 anos. As únicas vezes que consegui traze-lo a minha cada, juntamente com a presença obrigatória da avó, foi no dia em que baptizei a Rafinha, e no seu 5º aniversário, faz agora 1 mês. De resto, se eu, ou a irmã o queremos ver temos de ir a casa da avó:(
Já apresentei recurso em Tribunal, como é óbvio, estou à espera:(
Por mim, cuidava dos meus dois anjinhos juntos, talvez um dia quando a avó que já tem uma certa idade, falecer isso possa acontecer, é a minha única esperança. Mas os fins de semana, ela vai ter que chegar a um acordo em Tribunal, eu cuido da irmã e não é justo duas crianças (irmãos) de 5 e 7 anos estarem separados:(

Enfim, desculpa o testamento, vieram-me as lágrimas aos olhos e um aperto no coração tão grande, que não pude evitar:((((

Beijinhos com todo o meu carinho

Nany said...

Há situações que não se entendem, nem compreendem.
Falam das cirnaças em instiutições, do desamor que têm de estarem abandonadas, mas quando queremos amar, cuidar e educar uma o que acontece? Nada, absolutamente nada

Maria Lavrador said...

Realmente o nosso pais tem situações que não se compreendem, é preciso ter muita paciência... Eu estou inscrita desde 2002, imagina só

beijocas e muita sorte para a mamã da Rafinha, que a sua angustia acabe em breve

Bárbara - Sol e Lua said...

Ha tantas crianças a precisarem de mimos, cuidados e de amor....

E é como dizes, há umas que ainda têm familiares que só para não os darem a adopção vão de x em x tempo marcar presença e assim para qê adopatr? quando penso que um dia me podem retirar o meu filho???

Hummmmm.....
Um beijinho

Bem Me Queres said...

É inaceitável que situações como as que acabei de ler no post da Mãe da rafinha continem a acontecer. Não se percebe este país!
Á Mãe da Rafinha deixo a minha indignação pois infelizmente nada mais posso fazer. Mta força e esperança para que um dia estes manos possam crescer felizes junto de quem os ama incondicionalmente.
Beijinhos nossos

Bem Me Queres said...

É inaceitável que situações como as que acabei de ler no post da Mãe da rafinha continem a acontecer. Não se percebe este país!
Á Mãe da Rafinha deixo a minha indignação pois infelizmente nada mais posso fazer. Mta força e esperança para que um dia estes manos possam crescer felizes junto de quem os ama incondicionalmente.
Beijinhos nossos

criolinha said...

Infelizmente a justiça ainda é muito injusta :( Espero que a rafinha cresça para ser uma menina feliz como tantas outras e que tenha o amor que merece.
Bjs especiais para aq rafinha e para a Leonor :)

Susana Pina said...

Nem teho palavras, e depois dizem que fazem tudo pelo supremo interesse da criança...
Também só consigo deixar a minha solidariedade com esta mãe que só quer ficar com esta criança que ama e cuida desde que praticamente nasceu.
Bj
susana

Luna said...

que barbaridade separar 2 irmãos e não deixar cresce-los juntos, espero que esta situação regualize e logo se dé aprovação para a adopção. Mãe dá amor e não a que pare mtas vezes sem amor mas infelizmente na justiça não contam sentimentos se houver familia biológica viva é aí fica nem importa fique aos trambolhões ou senão são despejadas em intuições á espera de familia adoptiva ou autorização para adopção coisas demoram anos infinitos pobres crianças :(
bjinhos
L&A e M