A Leonor

Lilypie Kids Birthday tickers

Friday, March 07, 2008

1 ano de Patchoquinha

Há um ano a Leonor deixou de ser Pipocas e passou a Patchoquinha...
Era Pipocas porque era o que parecia quando a comecei a sentir... que tinha pipocas a serem feitas na minha barriga...
Agora o que eu lhe chamo é de Patchoquinha...

Há um ano foi o dia mais stressante da minha vida... não foi por causa do parto... foi por causa das visitas na maternidade!!! Devia ser proibido!!

Foi à 1h05m da manhã que a Leonor nasceu... rodeada de médicos e enfermeiros...
A médica que a tirou achou estranho eu nunca me ter queixado durante o parto e eu não ter sorrido depois de ela nascer... disse-me uns minutos depois: "ela está bem mamã... pode sorrir!"
Mas eu estava demasiado cansada e preocupada.
Quando a vi pela primeira vez vinha já vestida e com um gorro branco na cabeça. O G já me tinha vindo dizer que ela tinha 5 dedos em cada mão e cada pé.
Saiu com ventosa e por isso tinha cabeça de míssil.
Não mamou logo porque tinha sono. Mas como tinha a glicémia baixa deram-lhe 20ml de leitinho.
Depois subimos as duas para o quarto. Ela ao meu lado na maca.
Parecia irreal... eu tapei a cabecinha dela durante o percurso porque ela estava a dormir e tinham muitas luzes no tecto.

Ficámos as duas ao lado uma da outra... e ao lado um Diogo muito pequenino com a sua mamã... muito grande!

Foi muito complicado resto da noite... afinal ela não tinha instinto de sucção e nada de agarrar a maminha... cada vez que tinha de dar de mamar chamava a enfermeira... coitadas... :)

Gostei muito da cama do Hospital. Afinal era com um comando e dava para levantar, baixar subir as costas, descer... um espectáculo! Muitas saudades tive eu daquela cama quando voltei para casa... com os pontos e as dores de costas... ai que rica cama!
Ainda por cima bloqueava a passagem do berço... o que me sossegava bastante! Posso dizer que tinha mesmo muito medo que ma roubassem! Dormi muito mal, sempre com medo! Afinal, ela quase não chorava... podia não ouvir!
Ainda na maternidade quebrei todas as regras com o G... ele entrava cedíssimo e saia tardíssimo... até para as vacinas feitas lá foi ele que a levou enquanto eu chorava feito madalena arrependida ao lado... o que aliás aconteceu com o teste do pézinho... e todas as vacinas até hoje... mesmo quando vou só eu porque ele não pode... não imaginam as vergonhas que a Patchoquinha passa com a mãe... :)

Ela nasceu saudável e dorminhoca... o que posso dizer que me deu muito jeito!
Comilona foi até aos 10 meses e meio... até demais... agora está em fase chata para comer (excepto pão, bolachas e queijo flamengo!).
Está neste momento a mudar os hábitos de dormir. Agora acorda por volta das 9h30/10h e deita-se à mesma hora e só quer dormir duas sestas à tarde.
Só quer estar no chão e anda por todo o lado (mas é muito cautelosa, tem medo de cair).
Anda uma birrosa... se lhe tiramos ou não lhe damos o que ela quer (ela grita: "Dá!!!" e aponta) e temos guinchos de meia noite... depois abre a goela... do melhor! Connosco não tem sorte nenhuma... eu digo: "Se gritas não dou!" e finjo que não lhe estou a ligar. Funciona cerca de 1% das vezes... nos outros 99% ela guincha e chora até se distrair com outra coisa (felizmente normalmente é uma passagem rápida!).
Dá abracinhos e faz biquinho para dar beijinho na nossa cara... diz adeus com uma ou com as duas duas mãos ao mesmo tempo e manda beijinhos com a mão.
Tira a chucha ao primo e põe na boca dela... mas se dizemos "dá ao primo!" ela devolve, põe na boca dele... estão a imaginar a javardice!
Ela aliás tira-lhe tudo... e ele deixa o querido :)
Não pára quieta... uma energia inesgotável... até cair na cama... e depois retoma a actividade!
Sobe, desce do cavalinho da chicco, põe o relinchar a tocar, empurra-o, puxa-o...
Adora carregar coisas, principalmente pesadas (tipo garrafões de 5 litros e afins!).
Anda sem problemas calçada... descalça (sem meias) faz-lhe impressão e levanta os pés muito alto! :)
Sabe cair muito bem, contam-se pelos dedos das mãos as vezes que caiu mal... o meu sobrinho era de cabeça no chão! Vezes e vezes sem conta!
Só quando se enfia por baixo de alguma coisa é que é problemático... quer-se levantar e está, por exemplo, por baixo da mesa... não consegue sair e vai batendo com a cabeça por baixo do tampo. Tenho de a ir lá buscar.

Só disse "mãe" 3 vezes... e souberam-me muito bem! "Pai" diz milhentas vezes ao dia! (é o que dá eu estar sempre a falar nele... e ele brincar tanto com ela!
Ela a mim não precisa de chamar... estou sempre lá perto!

Há tarde, a seguir ao almoço, ponho-a a dormir com facilidade, mas tenho de abanar o rabinho... senão salta como se tivesse mola e mesmo cheia de sono põe-se em pé na cama... na sesta seguinte não posso porque estou no trabalho, sei que é uma guerra porque não sou eu... mas ela acaba sempre por adormecer.
Há noite ponho a na cama e digo: "é para dormir!", faço umas festinhas nas costas e na cabeça e falo baixinho... e depois saio do quarto. Ela fica e adormece sozinha.

366 dias de Leonor... 366 dias de sobressaltos, alegrias, medos, surpresas, tentativas, sustos... de felicidade!

O episódio deste primeiro ano para mim é:
Quando ela ainda nem tinha 1 mês, dormia ainda na alcofa ao meu lado, uma noite depois de lhe dar a maminha e o suplemento e estava a embalá-la (ela dormia de lado porque bolsava muito) quando sinto alguma coisa a abanar na barriga dela! Salto e sento-me na cama... e abano novamente e aquela sensação de algo a bater na barriga dela presiste! Desato a chorar (ai as hormonas!) e acordo em pânico o G... digo-lhe o que se passa versão Ana: "ela deve ter o fígado solto!!! está alguma coisa a bater na barriga dela!!!" e ele diz: "estás doida!" e volta-se para o outro lado e adormece de novo!
Eu, passadinha de todo, choro e digo baixinho "ai que ela vai morrer!! vou ficar sem ela!!"
E ela a dormir toda contente ao meu lado!

De manhã (por volta das 7h30m) quando era hora da refeição seguinte eu tento mostrar ao G que estava a arranjar-se para ir trabalhar e não consigo, não acontece nada!
Durante o dia... super angustiada!
Há noite, depois dela comer ele põe-a a arrotar e eu ponho-a na alcofa para dormir... embalo-a... e acontece de novo! Chamo-o e mostro-lhe em verdadeiro pânico... ele ri-se e diz-me: "é de ter o estômago cheio!!! é o líquido a abanar!"...
Mãe sofre!

PS- O bolo era da Branca de neve e os 7 anões... escolheu o pai. A vela era mágica e acendeu muitas vezes... foi a mãe que comprou, porque não leu o pacote! Era gira, com bolinhas cor-de-rosa. :)

13 comments:

Maria Lavrador said...

Parabéns atrasados pelo 1º ano de vida da tua menina. Espero que o dia tenha corrido muito, muito bem e que ela tenha gostado de toda a animação em volta dela.

Beijocas mil e bom fim de semana

Maria Pereira

Bem Me Queres said...

Parabéns pelo 1º ano da tua Leonor.
Beijinhos doces meus e das pinkies, claro!

Kitty said...

Parabéns por este primeiro aninho de felicidade!
:)
Beijinho

stardust said...

Parabéns à princesa... Este foi um grande ano, sem dúvida!

Beijocas

Luna said...

parabens atrazados, mtos beijos de felicidade
Luna

Nany said...

Linda Leonor, sei, sem te conhecer que és uma menina linda, esperta, decidida e que sabe bem o que quer, mas sei também, que és doce, amiga e carinhosa.
Acompanho-te desde quando estavas na barriga da tua mamã e agora que completas 1 aninho quero dar-te muitos parabéns, desejar-te muita felicidade que cresças forte, linda, esperta e certa do carinho que muitos têm por ti.
Beijos grandes e PARABÉNS

sotto le stelle said...

Muitos parabéns pelo 1º ano de vida da linda Leonor!

Muito me ri, com o episódio, lol

boa semana!

Beijinhos com carinho

Susana Pina said...

Amiguinha, Muitos Parabéns pelo 1º aniversário da Leonor.
Como o tempo vôa...parece que foi ontem...
Ela deve mesmo estar muito engraçada, agora estão numa fase muito gira (para quem está de fora)...
Bjs doces para as duas princesas
susana

Mocas said...

Muitos Parabéns!
Um beijinho GRANde!

gralha said...

Isto já é repetitivo mas é mesmo incrível o que eles crescem, mudam, evoluem num ano! E são sempre os nossos bebés pequeninos ;)

beijinhos!

Clara said...

Bela retrospectiva do 1º ano de vida da Nô!

Parabéns atrasados à miúda!

criolinha said...

Parabéns à leonor e aos Papás!!!
Foi um ano de aventura :) Que o próximo seja tão bom ou melhor que o que passou.

Um grande beijão nosso :**

Sara MM said...

Tanta coisa linda!!!
Como ela! :o)

BJss e PARABÉNS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!