A Leonor

Lilypie Kids Birthday tickers

Wednesday, July 27, 2011

O sono

Eu diria que o sono é essencial.

Eu sempre fui dorminhoca. O alergologista dizia que era porque eu sou asmática e como absorvo menos oxigénio preciso de dormir mais... não sei até que ponto a teoria está correcta, mas eu dormi a sesta até à quarta-classe.

A Leonor desde que nasceu que dorme bem. Aliás no primeiro mês era uma seca porque ela adormecia a mamar e eu à noite tinha de a acordar para ela mamar de 3 em 3 horas.
Depois a pediatra disse-me que eu a podia deixar dormir à noite e ela dormia entre 6 a 8 horas, mas normalmente eu acordava-a umas 6 horas depois e depois de mamar deixava-a dormir novamente.

Até ao ano de idade dormia cerca de 13/14 horas à noite (interrompidas por uma mamadelas ou biberons sem sequer abrir olhos) e 2 sestas durante o dia (de cerca de 1h30/2h).

Depois passou para uma sesta de cerca de 3h depois do almoço (mantendo o mesmo número de horas de sono à noite).

Quando fez 2 anos e meio a pediatra mandou-me tirar o biberon da noite porque achava que ela devia ter mais horas sem comer à noite e, uns meses depois acabou-se o biberon da madrugada porque se acabou o biberon (faz mal aos dentes), passou a beber do pacote com palhinha de manhã, virava-se para o lado e adormecia outra vez.

Com 3 anos e meio entrou para o jardim infantil (ou seja, este ano) e tiraram-lhe a sestinha... os primeiros tempos foi um caos! Adormecia-me no caminho de casa e não conseguia dar-lhe o jantar... ou se a conseguia manter acordada até casa, adormecia a comer... :D

Agora já está mais habituada...
Ela vai para a cama entre as 20h e as 20h30m e acorda (pronto... eu acordo-a e ela resmunga que tem sono) por volta das 7h45m. No fim-de-semana além deste horário à noite dorme a sestinha de 3h ou 3h30m à tarde e deito-a às 21h e acorda às 9h da manhã no dia seguinte... Mas também não a posso deitar mais cedo nos dias de semana...

Também tenho o problema dos sonhos com a Leonor... a pediatra diz-me que é bom que assim resolve as coisas a dormir, mas eu é que não acho piada nenhuma andar a levantar-me 3 a 4 vezes na mesma noite. E às vezes é uma semana disto, mas não me posso queixar.

Na família temos o oposto no meu sobrinho...
A minha irmã ainda hoje anda meia zonza de sono por causa do meu sobrinho que já tem 5 anos, mas mesmo já conseguindo dormir melhor ainda é um caos...

Acho que é da praga que a minha mãe lhe lançou (a minha irmã era a mesma coisa...)

Bem dado que já é tarde e amanhã ainda trabalho (já só faltam 2 dias!!!), vou deitar-me e rezar para o cão do vizinho não me acordar durante a noite (é sempre a mesma coisa quando ele vai de férias!) porque para a Leonor e o pai dela bem pode cair a casa toda que não acordam!

beijocas e boas férias para quem já tem a sorte de as estar a gozar.

Eu tenho uma semaninha agora e mais 2 no final de Agosto...

1 comment:

Nany said...

Lá por casa o pai dorme, eu quero dormir e eles,bem eles dormem mas
ás vezes acham que dormir é tãaaaao chato.
Bjs e boas férias